Dia D de combate à dengue

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) têm sido um dos principais problemas de saúde pública existentes no Brasil e o seu controle se apresenta como um dos grandes desafios das três esferas de governo. Em Santa Catarina, o panorama de transmissão da dengue vem demandando preocupação crescente, tendo em vista o aumento do número de municípios infestados e em situação de epidemia.

Diante a serra catarinense nesse primeiro semestre os municípios vizinhos como São José do Cerrito, Lages, Bocaina do Sul e Bom Retiro já terem apresentado as larvas do mosquito Aedes Aegypti e também a publicação do Município Celso Ramos já apresentar o mosquito em sua região, mesmo nesse momento que o nosso clima é predominantemente frio faz-se necessário tomar algumas medidas s para evitar os criadouros com água parada e consequentemente o do mosquito Aedes Aegypti.

Campo Belo do Sul vêm se mobilizando através da Secretaria de Saúde na elaboração de um plano de contingência, intensificando ações juntamente com o Agente de Endemias, Vigilância Sanitária e Epidemiológica e mobilizando todas as Secretarias Municipais e entidades para um dia D de mobilização no município para eliminar a água parada e os Criadouros do Mosquito que acontecerá no sábado dia 25 de junho com início às 8h, na unidade Central.

Nesse dia será realizada orientação nos domicílios com relação aos cuidados com água parada, ponto para coleta de pneus e derivados de borrachas com uma empresa de Lages, além de coleta de lixo e entulho no qual as pessoas que tenham algum material que não é possível realizar o descarte na coleta de lixo semanal será recolhido nesse dia. Chamamos todos os moradores do município a participar desse dia D pois a Dengue é um perigo a todos e somente cada um fazendo a sua parte será possível eliminar os criadouros.

Venha participar.