Prefeitura realiza reunião sobre políticas públicas acerca dos animais em situação de rua
A Prefeitura de Campo Belo do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na tarde desta Quarta (03), uma reunião com diversos setores do poder público e civil para discutir políticas públicas contra os maus-tratos e problemáticas em relação aos animais que vivem na rua, como cães e gatos e animais nas vias públicas como cavalos e gado.
Na ocasião foi formado o Conselho municipal de proteção animal que vai atuar na fiscalização e execução de medidas sobre animais em situação de rua ou abandono, onde participam cinco representantes do poder pública e cinco da sociedade civil, com base na lei municipal 2.515/2022, que determina também a criação do fundo municipal de proteção animal.
O momento contou com a participação da secretária de Assistência Social Jorciliana Heger de Oliveira, representantes da vigilância sanitária e saúde, do vereador Roberto Yamanishi, veterinária do município Helen Caroline Garcia Damasceno, Policia Militar, Bombeiros Voluntários além de representantes da comunidade civil e apoiadores da causa animal.
A Prefeitura Claudiane Varela Pucci, que solicitou a reunião pontuou que é preciso pensar em medidas realistas e eficazes para que os problemas com os animais em nossa cidade possam diminuir. Segundo ela, é necessário, em primeiro momento, pensar formas de controle populacional dos animais, em seguida a veterinária Helen falou que uma das medidas pode ser a colocação de chips e a castração a fim de evitar sua reprodução descontrolada.
A agente da vigilância Sanitária Mariluce Ramos Trindade, frisou a importância de desenvolver campanhas de conscientização sobre o abandono animal de forma pedagógica, com panfletos, projetos nas escolas sobre os maus-tratos. O crime em abandonar animais e medidas de controle por parte dos donos de animais, já que muitos dos animais na rua possuem donos, foram destacadas ideias e punições contra os maus-tratos ou descuidos dos animais.
Nos próximos dias, o conselho irá se encontrar novamente e elencar as etapas que já foram compridas e os novos planejamentos para avançar com o projeto.