Decreto de situação de emergência em Campo Belo do Sul é homologado pelo Governo do Estado

Falta de água para consumo humano e animal, perda na produção agrícola, interrupção de atividades de produção animal, incerteza e insegurança: Esse é o resultado de uma das piores estiagem da história, levando Campo Belo do Sul e região a um colapso hídrico.

Conforme um levantamento realizado no início de janeiro pela Secretaria de Agricultura municipal em conjunto com a Epagri, Coordenadora da Defesa Civil, Vigilância Sanitária, cooperativas, associação de produtores rurais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Belo do Sul, as perdas na atividade agrícola e agropecuária do município superam os 96 milhões de reais. Ainda no levantamento feito pela assistência social entorno de 700 famílias estão com dificuldade no abastecimento de água no interior do município.

A administração municipal já vinha realizando trabalhos junto a famílias para anemizar a situação e com base no levantamento, a Prefeita Municipal Claudiane Varela Pucci, decretou situação de emergência no dia 19 de janeiro, sendo homologado pelo Governo do Estado nessa sexta-feira, 25 de fevereiro.

Para auxiliar no transporte de água, a Administração Municipal solicitou apoio junto a secretaria estadual, com isso, o município recebeu um distribuidor de água (tanque), para uso na agricultura e distribuição de água no interior.

Segundo a Prefeitura Claudiane Varela Pucci, o decreto só tem validade efetiva com a homologação do estado, e a administração vem unindo esforços para amenizar os danos causados pela estiagem “Estamos enfrentando uma das mais fortes estiagens da nossa história e precisamos nos ajudar para enfrentar mais esse desafio, a administração está unindo esforços para amenizar a situação, com a homologação vamos poder ajudar ainda mais as famílias afetadas”, Comentou Claudiane.