Comunicado da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Belo do Sul, através da vigilância epidemiológica comunica que no domingo dia 21 de agosto, coletou amostras de um paciente com caso suspeito do vírus Monkeypox no município, a mesma se encontra bem, sendo monitorado os sinais e sintomas e sem sinais de agravamento, as amostras foram encaminhadas ao LACEN de Florianópolis (laboratório de referência do estado), para analise, o resultado deve levar alguns dias para sair.

A doença Monkeypox (MPX), popularmente chamada de varíola dos macacos é causada pelo vírus monkeypox, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae, o vírus recebe esse nome devido à detecção inicial em colônias de macacos, embora possa ser encontrado principalmente em roedores, no entanto, o reservatório específico não foi estabelecido até o momento.

Trata-se de uma doença zoonótica viral, sua transmissão para humanos pode ocorrer por contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus, mas apesar do nome, os primatas não humanos (macacos), não são reservatórios, o principal meio de transmissão é por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele, contato íntimo com lesões cutâneas infecciosas no sexual ou membranas mucosas de animais infectados ou pessoas.

Sintomas, a infecção é dividida em período de pródromos, caracterizado por febre, dor de cabeça, lombalgia, mialgia, astenia e linfadenopatia e período de erupção cutânea, caracterizado pelo surgimento de erupção maculopapular, que de modo geral se inicia no rosto e se espalha para as demais partes do corpo. Porém, no surto atual, muitos casos têm apresentado lesões na região anogenital e alguns casos não passam pelas duas fases da doença, apresentando lesões de maneira súbita. As lesões progridem, no geral, dentro de 12 dias, do estágio de máculas para pápulas, vesículas, pústulas e crostas.

A Secretária Municipal de Saúde reforça a importância de manter as medidas de higiene como lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool 70%, ambientes arejados e o uso da máscara, caso venha apresentar um ou mais sintomas descritos acima procure avaliação e orientação médica.