Prefeitura decreta situação de emergência em virtude da estiagem

Na tarde de quarta (19), a prefeita Claudiane Varela Pucci, assinou decreto que declara situação de emergência por causa da estiagem no município, para tomar a iniciativa a Administração levou em consideração o longo período sem chuvas consideráveis o que gera prejuízos na agricultura do município de Campo Belo do Sul.

O decreto foi emitido após o parecer técnico nº 001/2022 da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, relatando a ocorrência deste desastre sendo favorável à declaração de situação de emergência.

As secretarias de Agricultura e Assistência Social do Município já vinham há dias auxiliando munícipes que estão enfrentando a falta de água, principalmente em propriedades rurais, onde também era feito o levantamento e coleta de dados sobre a estiagem, pois somente com dados e informações completas seria possível a elaboração do parecer técnico, onde a estiagem vem atingindo diretamente os produtores rurais, seja em plantações ou criação de animais.

O documento que já foi enviado ao governo do Estado também menciona os prejuízos nas culturas de milhos, soja e feijão bem como nas culturas de subsistência, conforme relatório elaborado pela Epagri, ainda conforme o decreto a estiagem não atinge apenas o interior, mas também a zona urbana do município.

A prefeita pede a toda a população que use água com consciência. “A Administração está tomando as medidas cabíveis para tentar amenizar a estiagem que enfrentamos e pedimos a todos que economizem água e utilizem somente no que for realmente necessário”. Comentou Claudiane.

O decreto tem validade de 180 dias e está disponível na íntegra para baixar